Pesquise no blog :)

19 de agosto de 2013

"E você faz o que mesmo, ein?" "Jornalismo."

Meu único leitor (pelo menos o único que comenta hehehe..) pediu um post falando da faculdade de Jornalismo, como é a rotina, etc... e aqui está. Espero que você goste :)

Bem, eu estou indo agora pro sexto período e ando meio assustada. Passou muito rápido. Estou com a sensação de que comecei a produzir agora e que ano que vem tudo já vai ter acabado. Isso porque no início da faculdade temos muita teoria.

Eu faço Jornalismo na UFF (Federal Fluminense), e obviamente não posso falar de outras faculdades. A UFF não tem o Ciclo Básico (como a UFRJ), mas no início as matérias teóricas mais amplas (sobre Comunicação Social) são cursadas junto com o pessoal de publicidade. O horário é tarde-noite, no início chegamos a ter matérias 14h da tarde, mas conforme o curso vai passando elas vão ficando mais pro período de 16h em diante, depois a partir das 18h.

E aqui cabe falar um pouco da UFF, antes de prosseguir. Sempre ouvi falar que pra jornalismo o ideal era ir pra uma faculdade com uma puta estrutura. Em termos de sala, não tenho o que reclamar. Temos ar condicionado e boas carteiras no IACS, nada de tudo quebrado como se ouve falar. Também temos um laboratório com bons computadores, um estúdio pequeno de áudio, um menor ainda de TV e um laboratório de edição que é bom, mas tem poucos computadores. No que toca o audiovisual a coisa complica um pouco. Temos poucas câmeras filmadoras, a grande maioria ainda usa fitas (só uma tem cartão) e a qualidade, em geral, não é tão boa. Costumamos ter uma boa relação com os professores, em sua grande maioria, são pessoas muito acessíveis e gentis. E da minha turma não tenho o que reclamar, é a melhor que eu poderia ter.

IACS: a amada casa rosa. Foto de Ildo Nascimento


Agora vou falar um pouco sobre as matérias obrigatórias. No primeiro período, as matérias foram Introdução a Filosofia, Realidade Socioeconômica e Política Brasileira, Teorias da Informação e da Comunicação (todas essas junto com publicidade),  Introdução a Linguística, Introdução ao Jornalismo e Teoria da Percepção. Alguns nomes iludem, como a Realidade Socioeconômica e política brasileira. Mas foi tudo culpa do professor... e esse é um dos grandes problemas da Universidade Pública. Se o professor for ruim, meu caro... paciência. Teoria da Percepção foi o tipo de matéria que era até legal fazer, mas todos considerávamos inútil. A mais legal, obviamente, era Introdução ao Jornalismo, onde aprendemos conceitos básicos e fundamentais, como a importância da objetividade, o jornalismo como quarto poder, etc.

E é no segundo período que a gente começa a ter matérias práticas. O segundo período é teste de resistência. O monstro da Introdução a Economia, que quase reprova todo mundo, e Planejamento Visual Gráfico (apelidado de PVG), que é uma matéria bem legal, mas que dá um trabaaalho... Na parte teórica tem História dos Meios de Comunicação (que é muito, muito chato) e Introdução a Sociologia (que sou suspeita, porque adoro sociologia... mas foi muito bom). Tem também Linguagem Fotográfica (que é bem teórica mas também tem a parte prática, e é legal), linguagem jornalística e linguagens e técnicas audiovisuais (que é teórica, mas o trabalho final é prático, um boletim em audiovisual).

No terceiro, as teóricas são: História da Imprensa (que eu achei legal, principalmente a parte mais recente que fala de como a imprensa lidava na época da ditadura), Linguística - Estudos de Linguagem (aqui estudamos Semiótica. É uma matéria complicada, cheia de conceitos, e o trabalho final foi o mais trabalhoso hehehehe que tive que fazer na vida. Mas valeu a pena!), Sociologia da Comunicação e Seminários de Poder e Política (matéria maravilhosa!!!!! fala sobre democratização da comunicação, as relações de poder que envolvem o jornalismo, enfim... uma das melhores de todo o curso). Tem duas mistas: Introdução ao Fotojornalismo (traça um panorama do fotojornalismo e tem algumas saídas práticas. O trabalho final pode ser escrito ou um ensaio fotográfico, vc escolhe) e Teorias e Ténicas de Reportagem (a aula é teórica e o trabalho final é prático.. e bem legal: entrevistamos um jornalista). E a última obrigatória é Oficina de Reportagem, que é pra produzirmos matérias pra jornal impresso.

No quarto é quando finalmente temos contato com rádio e mais com telejornalismo. Temos História do Rádio e da TV (só teórica), Antropologia (só teórica, mas maravilhosa! deveria ser obrigatória em todos os cursos de humanas), Linguagens Hipertextuais (teórica), Introdução ao Radiojornalismo e Introdução ao Telejornalismo (mistas).

No quinto período as obrigatórias são Ética e Jornalísmo (teórica e maravilhosa!!), Redação Hipertexto (mista e maravilhosa!!) e a última Linguística, que ainda não cursei, mas falam que é a que mais tem a ver com Jornalismo. Ainda bem.

No sexto período são só duas obrigratórias: Geografia dos blocos mundiais de poder e planejamento editorial. No sétimo temos, finalmente, Assessoria de Imprensa e a Introdução a Pesquisa em Comunicação, pra já preparar a monografia. E no Oitavo Período é o Projeto Experimental em Jornalismo.

Acho legal que as possibilidades de Trabalho de Conclusão pra jornal são bem amplas... Pode ser monografia, documentário, ensaio fotográfico, um programa de rádio, de tv... enfim, é bem legal.

Algumas optativas oferecidas são muito legais, e tem que ficar de olho porque não abrem em todos os semestres. Tem também os projetos de extensão, que valem 120 horas e são mais práticos.

De modo geral, sou apaixonada pelo curso. Mas a faculdade não é como escola e tem que correr atrás, seja pegando projeto de extensão, correndo atrás de bolsa de extensão, estreitando suas relações com os professores, pegando projeto de pesquisa, etc. Me arrependo de só ter feito isso no quinto período. Porque é muito bom produzir!! E eu vejo muita gente quase se formando sem ter produzido quase nada na Universidade. :(

No campo de estágios, é complicado. A grande maioria das ofertas é pra Assessoria de Imprensa e quando é pra jornal mesmo, geralmente são muito mal remunerados. :(
Pode ser pra se acostumar, já que o jornalista é um dos profissionais mais mal pagos pelo trabalho que exerce. Muita ralação e pouca grana... tem que ser bem apaixonado mesmo! hahahah

Bem, acho que é isso. Se faltou alguma coisa pode perguntar nos comentários que eu respondo. :)

Beijos,

Gabi.

Um comentário:

  1. Primeiramente, obrigadoo! Eu sempre quis saber a rotina de um estudante de jornalismo, mas infelizmente não tenho nenhum colega/amigo dessa área. Eu curso Direito em uma universidade particular, mas meu sonho era fazer jornalismo e tal, acho fascinante a profissão e as matérias cursadas também parecem ser incríveis! De qualquer forma, acho que meu caminho é no Direito mesmo, mas acho q n descarto a possibilidade de fazer jornalismo algum dia rs. Enfim, obrigado novamente pela atenção dada, virei mais fã ainda!!

    ResponderExcluir

Fale você também ;)