Pesquise no blog :)

1 de novembro de 2012

Quando coisas ruins saem em revistas não tão boas...

                Acho que todo mundo viu a capa da Veja. Meu facebook, pelo menos,  foi bombardeado. Então, é claro, que eu não poderia perder essa oportunidade.


 Bem, há muito tempo que eu queria fazer um post aqui tratando da questão do proibicionismo. Acho que agora é a oportunidade perfeita para falar um pouco do que eu acho da questão da legalização da maconha.

 Quando alguns de meus “amigos” do facebook compartilharam a capa da veja, enlouquecidos, enchendo a boca para falar “EU AVISEI, SEUS MACONHEIROS”, não aguentei e entrei em umas três ou quatro discussões. No final, teve um saldo bem positivo nessa publicação: reacendeu o debate.  O simples fato de você discutir isso com alguém já é algum passo. A quebra da barreira de tratar desse assunto com seus familiares e amigos, é um passo, arrisco dizer, gigante.

Antes de começar, quero só fazer algumas observações: Todo mundo sabe o quão tendenciosa é a revista VEJA.  TODO MUNDO sabe que não é um veículo neutro, cujo objetivo é simplesmente levar informações ao povo. Parem de ser “ingênuos” e reflitam. Porque a VEJA teve o interesse em publicar essa matéria? Quem se beneficia REALMENTE com o tráfico de drogas?

Segundo, sou estudante de jornalismo, então pra mim foi berrante o quanto essa matéria foi mal feita. Arrisco dizer, mal apurada. A jornalista utilizou fontes igualmente tendenciosas. Não buscou em momento nenhum fazer um debate, mostrar o outro lado. Quando o próprio entrevistado afirmou que haviam outras linhas de pesquisa, qual era a obrigação de um bom jornalista? apresentar, ainda que minimamente, as outras linhas. Mas não. Elas não foram sequer apresentadas. A jornalista, ainda, fez questão de se posicionar, utilizando o termo "erva-maldita", entre tantas outras coisas que demonstravam seu CLARO posicionamento contrário a legalização. Sim, existe a possibilidade de essa pessoa escrever uma matéria deixando claro seu pensamento: os artigos de opinião, que não era o caso deste, que foi publicado como uma verdade absoluta.

Indo direto ao ponto agora, todas as pessoas que são contra a legalização da maconha precisam ter em mente que a proibição se deu graças a uma política racista e elitista. Lembram que a capoeira já foi criminalizada? Porque era dança/luta de negro? Pois bem... A maconha era utilizada por negros e índios. Mas a questão não parou na época da proibição. Até hoje a política elitista/racista continua. Quem sai mais prejudicado com a proibição?

Uma coisa me impressionou/ revoltou muito, e faço questão de compartilhar:  a entrevista com um neurologista (acho), que disse que se apenas uma droga tivesse que ser banida essa seria a maconha. O QUE???????

1-      Não existe overdose de maconha.

2-      Quem fuma maconha não pega o carro e sai atropelando pessoas em seguida

3-      Quem fuma maconha não entra em briga, não arruma confusão.


O argumento utilizado por esse neurologista (#@#$% - essa sou eu me segurando pra manter a compostura) é que, diferente de todas as outras drogas, a maconha é a única que, mesmo quando você para de utilizar, os efeitos no cérebro continuam por anos, às vezes “pra sempre”. O que não foi levado em consideração é que os efeitos de quem faz uso desmedido do álcool ficam no fígado pra sempre; quem faz uso desmedido do cigarro fica com os efeitos no pulmão pra sempre; e assim sucessivamente.

 Sinceramente, a diferença entre remédio e veneno tá apenas na dosagem. Quem não sabe controlar o uso da maconha não vai saber mesmo! Nem com ela proibida nem com ela legalizada.  Todo mundo sabe que comprar maconha é a coisa mais fácil que tem. E que quando você compra com ela sendo proibida você tá correndo muitos riscos. De ser preso, de ter outras substâncias misturadas no seu prensado (entre elas o próprio crack), de ter acesso facilitado á outras drogas. Se legalizada, vai existir um controle de qualidade, uma quantidade diária a ser consumida, locais certos para se fumar e, inclusive, idade de quem pode fumar.

Essa questão da idade é ponto chave de uma coisa importante: No cérebro formado, do adulto (acima de 23 anos, se não me engano) a maconha não oferece risco. As “sequelas” deixadas são apenas quando o consumo se inicia ainda criança ou adolescente (frisando novamente, o consumo DESMEDIDO).

“Mesmo sendo legal, o tráfico de maconha vai continuar existindo”. Aqui é uma questão de lógica. Você pode ter seu baseado de qualidade, sem oferecer riscos, podendo comprar na boa. Ou se arriscar com todos os outros fatores citados acima. Qual você vai escolher? Dá pra comprar uma garrafa de José Cuervo por 60,00 ou por 15,00. Na de 15 você sabe que vai beber gasolina. Essa é a grande diferença.

 “Se legalizar vai ficar muito pior... todo mundo vai querer fumar e vai perder o controle”. A legalização e regulamentação da maconha precisa ser um processo bem feito, bem estudado. Tem que haver uma educação sobre a questão da droga. Informação tem que ser distribuída a toda população. As pessoas têm de ser instruídas. Você tem a possibilidade de consumir ou não. Os riscos são x, y, z. Os efeitos são a,b,c. Sua escolha. (obs: No Brasil, hoje, 7 milhões de pessoas fumam maconha ilegalmente).

 Escolha. Confesso que estou cansada de repetir que é tudo questão de escolha. O Estado não tem que se meter no corpo do indivíduo. É fato, sociologicamente falando, que quanto mais evoluída é uma sociedade, menos proibitiva ela é.  Já está mais do que provado que esse modelo de “guerra às drogas” é falho. As prisões estão lotadas, a droga criminalizada, e o consumo continua. Se tá dando errado, a lógica é óbvia: tem que mudar.

  

Pro post não ficar gigantesco, vai ter continuação. Vou tocar em mais dois aspectos:
Plantio em casa (indoor/outdoor) e Medicinal.



E aproveito para divulgar logo que dia 27 de novembro é o Dia Nacional da legalização da maconha e combate ao câncer!!



E no dia 25, aqui em Niterói, vai rolar um festival muito maneiro organizado pela galera do Cultura Verde, com THCine, oficinas, debate e uma festa pra fechar!  Acessem: www.culturaverde.org - tem artigos completos e muito bons no site, pra quem quiser se interar mais no assunto.

No próximo post divulgo tudo certinho, com links e etc.


Até a próxima =)

Um comentário:

Fale você também ;)