Pesquise no blog :)

16 de agosto de 2013

Aborto: vamos falar sobre isso..

Algumas pessoas se assustam quando me ouvem falar que sou a favor da descriminalização do aborto.
Recentemente uma menina veio me perguntar: "porque você é a favor do aborto?"

Quem é a favor da descriminalização do aborto não o defende pela prática em si. Não estamos levantando bandeiras incentivando mulheres a abortar - como muitos querem fazer acreditar. Por isso acho bizarro que aqueles que se posicionam contrários se auto intitulem "Pró Vida". Por eliminação, quem defende a descriminalização é o que? Pró Morte?

Não me cabe entrar em questões religiosas. Assim como o Estado não deveria entrar, já que é Laico. Então porque será que a descriminalização do aborto não está como uma das pautas da nossa presidenta? E olha que ela é mulher.

Um dos principais argumentos - tirando os religiosos - de quem é "contra o aborto" é que, se fosse legal, ele se tornaria mais um método contraceptivo. Como se abortar não fosse uma coisa muito séria, que pode ser, inclusive, extremamente dolorosa, tanto física como psicologicamente. Ninguém gosta de abortar. Abortar não é como tomar uma pílula.

O fato é que o aborto precisa ser tratado como uma questão de saúde pública, e não com a moral das religiões. Muitas, MUITAS mulheres morrem por conta de abortos mal sucedidos. Porque elas não podem contar com uma assistência médica e psicológica na hora de fazer esse procedimento. Porque elas precisam fazer às escondidas, como criminosas, sem que ninguém saiba. Porque pela nossa lei, quem aborta é isso: criminosa.

Obviamente quem mais sofre com essa proibição são as mulheres de baixa renda, que não tem recursos para pagar uma clínica clandestina ou comprar os medicamentos abortivos. Estas precisam recorrer a procedimentos como introduzir objetos pontiagudos em suas vaginas, ou acabam na mão de açougueiros que fazem o serviço por um preço mais barato. Permitir que isso continue acontecendo não é desumano?

Vamos parar de ser hipócritas. Por mais difícil que seja, vamos assumir: Sim, mulheres abortam! Religiosas abortam, adolescentes abortam, mulheres de meia idade abortam, mulheres casadas abortam.

Aos que se intitulam "Pró Vida", fica a pergunta: Pró vida de quem? As vidas das mulheres não entram no pacote?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale você também ;)