Pesquise no blog :)

7 de janeiro de 2013

Resenha: Morte Súbita



Harry Potter tem uma participação gigantesca na minha vida. Foi através da série que me apaixonei por leitura, pelos personagens, e que comecei a sonhar em ser escritora. Foi graças a HP que comecei a ler muito, e, consequentemente, escrever muito. Talvez tenha sido HP que tenha, enfim, me direcionado ao jornalismo. Por isso, não só HP, mas JK Rowling tem grande importância pra mim.
Não pude conter a euforia quando vi Morte Súbita na prateleira da livraria. Corri pro caixa, ansiosa para iniciar a leitura. Devorei as 501 páginas em 3 dias. E agora venho contar minha opinião sobre o livro, e fazer o mínimo de spoilers possível. =P

Infelizmente, grande parte das vezes, expectativa gera frustração. Morte Súbita não é, nem de longe, tão incrível quanto HP é. O livro não é tão profundo. Os personagens são rasos, não são muito detalhados. Você não consegue definir bem de quem você gosta. No final eu desgostava de todos eles, ou quase todos.
Isso não é de todo ruim. O livro mostra as falhas dos personagens, a desmoronação de famílias e de pessoas perfeitas, e também das imperfeitas. Mas é um pouco chato você não se apaixonar por nenhum personagem, não é? Eu acho.

(Tomei o cuidado de não ler nenhuma resenha antes de escrever a minha com medo de ser influenciada. Hehehe. Mas agora, antes de publicar, resolvi dar uma olhada e não é que achei muitas pessoas falando que acharam essa questão dos personagens interessante? Acaba que é algo muito pessoal.)

O livro, que foi exaustivamente divulgado como '' o primeiro livro de JK Rowling para adultos ", trata de assuntos como drogas, sexo sem compromisso e, como citei acima, as imperfeições da vida cotidiana. Os conflitos de um pequeno vilarejo, e como a morte de um sujeito consegue impactar a vida de diferentes pessoas e famílias.
Também achei que faltou emoção, e estranhei um pouco o ritmo.  O final até que surpreende, porque na metade do livro você percebe que tá tudo dando errado, e se autoconforta pensando que "no final tudo dá certo". O livro acaba sendo triste, e ao mesmo tempo faz com que você questione coisas a sua volta. Mas a leitura não chega a ser aquela que te prende, que você fica ansioso, que quer saber como termina. Não tem nenhum grande mistério, nada a ser desvendado.

Torço para que JK Rowling escreva mais séries, onde é possível se aprofundar nos personagens e fazer com que os leitores se identifiquem, vivam suas angústias e suas alegrias, etc... Coisa que não consegui com Morte Súbita.
De qualquer forma, é um bom livro, muito bem escrito, lógico. Acho que só fiquei decepcionada porque era da JK Rowling.

Nota: 8,0. 

Um comentário:

  1. Entre em contato comigo seria interessante compartilhar contigo informações. Meu blog é: sonharer.blogspot.com; Meu e-mail é maik.spilmann@gmail.com

    ResponderExcluir

Fale você também ;)